A Orquestra
Agenda de Concertos
stqqssd
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
NOV 17  >
x

DIRETOR ARTÍSTICO



PABLO CASTELLAR
Compositor formado pelo Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, com especialização na Manhattan School of Music e aperfeiçoamento em Música para Cinema pela New York University, Pablo Castellar assumiu em 2011 o cargo de Diretor Artístico da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira.

Sua trajetória artística teve início aos sete anos de idade, com estudos de piano e a participação no Coro Infantil do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Começou a compor aos nove anos, dando continuidade a seus estudos de piano clássico com Gloria Maria da Fonseca e de piano popular com Luiz Eça.

Em 1997 teve seu primeiro trabalho comissionado para o projeto Estreias Brasileiras no Centro Cultural Banco do Brasil e foi convidado a integrar a Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. Em 1999, passou a frequentar o estúdio do compositor Richard Danielpour na Manhattan School of Music e começou a trabalhar com trilhas sonoras. Neste mesmo ano, teve obras apresentadas nos Estados Unidos na Juilliard School, no Frederick Loewe Theatre, no Hubard Hall e no Lincoln Center, quando foi convidado pela The Film Society of Lincoln Center para apresentar dois trabalhos comissionados: Melomaniacs (1999) e Island to Island (2001).

Em 2001, escreveu o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Cordas, dedicado ao amigo Fabio Presgrave e executado pela Orquestra de Câmara da ULBRA, no Rio Grande do Sul, e, no ano seguinte, pela Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala Cecília Meireles. Participou da série de concertos Música Brasileira do Século Passado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e escreveu a trilha sonora do filme Gregório de Mattos, dirigido por Ana Carolina. Em 2003, compôs o segundo Concerto para Violoncelo e Orquestra de Cordas e, em 2004, apresentou alguns de seus trabalhos no projeto Obras Raras do CCBB.

Desde o ano 2000, Castellar passou a se dedicar também à direção artística e produção de projetos culturais. É professor de gestão e curadoria de projetos nos cursos de Pós-Graduação em Produção Cultural e MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes. Atua no mercado cultural como diretor de produção e diretor artístico, tendo realizado óperas, peças de teatro, concertos, CDs, DVDs, filme de longa-metragem, shows, séries e circuitos musicais, festivais de música, festivais de teatro, ações de promoção cultural, seminários e cursos de gestão cultural, além de eventos de difusão da cultura brasileira no exterior.