Link Up
Agenda de Concertos
stqqssd
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
MAR 17  >
x





LINK UP A ORQUESTRA EM MOVIMENTO: CONECTE SUA SALA DE AULA À SALA DE CONCERTO!

O Centro de Educação Musical Brasileiro convida professores e alunos do Ensino Fundamental a participarem do Link Up A Orquestra em Movimento.

Link Up é um programa de formação musical desenvolvido pelo Weill Music Institute do Carnegie Hall. A iniciativa convida alunos e professores do Ensino Fundamental a explorarem o repertório orquestral ao longo de todo o ano: os alunos cantam e tocam flauta doce, aprendendo conceitos musicais básicos e compondo as suas próprias músicas.

O Link Up A Orquestra em Movimento oferece materiais completos para alunos e professores, e culmina em um concerto interativo com a Orquestra Sinfônica Brasileira, no qual os alunos tocam flauta no repertório trabalhado durante o ano, de seus lugares na plateia. 

Objetivos
A música se move sob todos os pontos de vista. A melodia, o ritmo e a harmonia mudam, transformam-se e desenvolvem-se. Através do repertório do Link Up A Orquestra em Movimentodas atividades práticas e da performance interativa final com a Orquestra Sinfônica Brasileira, os alunos descobrirão como a orquestra se movimenta e como a música nos move.

Os alunos vão:
- interpretar, cantando e tocando flauta doce;
- analisar e interpretar como a música se move através de motivos, direção melódica, graus conjuntos e saltos, dinâmicas e orquestração;
- conectar-se com a orquestra e explorar os instrumentos, naipes e orquestrações;
- compor e escrever músicas novas;
- desenvolver a criatividade e criar uma relação pessoal com a música.

Etapas
Para o desenvolvimento do programa, a Fundação OSB oferecerá dois workshops para os professores participantes, com o objetivo de compartilhar a metodologia necessária para a realização do programa. Cada professor desenvolverá o programa em sua sala de aula de acordo com o seu planejamento pessoal.
ss

Sua escola receberá gratuitamente:
- Manual do Professor (incluindo atividades de ensino de canto, flauta doce, leitura e escrita musical, composição e improvisação). O manual inclui um CD e um DVD de apoio; 
- Manual do Aluno para todos os alunos participantes;
- Flauta doce soprano para todos os participantes (professores e alunos);
- Dois workshops presenciais de treinamento somente com os professores;
- Um ônibus de 45 lugares para as escolas da rede municipal de ensino para o concerto final no Theatro Municipal. Demais instituições são responsáveis pelo transporte de seus alunos.

Informações
Critério de participação: preferencialmente professores de Música (ou que tenham afinidade com o ensino da flauta doce) e que atuem no Ensino Fundamental de qualquer escola do Rio de Janeiro.
Número de Vagas: 45 escolas
Pré-requisito: participar dos dois workshops de trabalho presencial nos dias 16 de Abril e 17 de Setembro, das 9h as 13h.
Local de realização: Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Avenida Graça Aranha 57, 12º andar.
Ministrante: Prof. Helder Parente
Concerto final: 8 de novembro às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Inscrições gratuitas: de 16 a 31 de março através do preenchimento do formulário de inscrição.

Para saber mais detalhes sobre o Link Up A Orquestra em Movimento, clique aqui.