Educação
Agenda de Concertos
stqqssd
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
SET 17  >
x




programa orquestra em sala

O Programa Orquestra em Sala é uma parceria da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira com a Secretaria Municipal de Educação e o Conservatório Brasileiro de Música que se alia ao trabalho de sensibilização à música desenvolvido no ciclo escolar básico. Com o programa, a Fundação OSB pretende possibilitar oportunidades para que a música de concerto alcance novos públicos e contribua para o processo de formação dos ouvintes e cidadãos do futuro. Participe!

objetivos
• Aproximar crianças e adolescentes em idade escolar ao universo da música sinfônica, apresentando o repertório tradicional ocidental e demais repertórios
• Incentivar a formação do gosto pela música de concerto e a percepção musical em cada aluno, por meio de um trabalho que estimule sua criatividade e aprimore sua capacidade crítica.
• Compartilhar diversas práticas de ensino musical presentes nas escolas 
• Fomentar a postura crítico-reflexiva dos educadores perante a importância da Educação Musical no âmbito escolar, suas particularidades e o papel de cada um neste contexto.
• Apresentar às crianças os instrumentos da orquestra e incentivar a prática musical dentro e fora das escolas

etapas
O programa se estrutura em duas etapas complementares, que são pré-requisitos para participação plena da escola na iniciativa.
1. Encontro presencial pré-concerto: o encontro visa a oferecer conteúdos relativos ao repertório a serem trabalhados previamente com as crianças em sala de aula. Serão distribuídos gratuitamente materiais didáticos de apoio. Para estes encontros, a escola deve indicar, no mínimo, um profissional participante e, no máximo, três.
2. Concerto da Juventude. Neste concerto, serão contempladas todas as escolas participantes com um ônibus de 45 lugares para o trajeto escola – Theatro Municipal – escola, no domingo pela manhã, e um lanche simples para as crianças. Os professores receberão o roteiro completo no primeiro encontro pré-concerto. Sugerimos que cada grupo de 10 crianças seja acompanhado por um responsável.

informações
Critérios de participação: ser professor (especialista ou não em Música) atuante em escolas municipais, estaduais ou particulares do município do Rio de Janeiro.

Número de Vagas:
12 escolas por turma de trabalho.

Critério de seleção:
Serão reservadas 50% das vagas para escolas públicas e 50% para escolas particulares. A seleção se dará por ordem de inscrição.
Atenção: devido à grande procura pelas turmas do Programa, serão priorizados os pedidos de inscrição provenientes de escolas ainda não contempladas, como uma maneira de oportunizar a participação de novas instituições de ensino e ampliar o alcance da iniciativa.

Quantidade de turmas:
 3 turmas ao longo de 2016.

Local de realização:
Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Avenida Graça Aranha 57, 12º andar.

Horário:
das 18h as 21h

Inscrições:
através do preenchimento do formulário de inscrição.

Ministrante:
Profª Adriana R. Didier.
Diretora Técnico-Cultural e Coordenadora da Licenciatura do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Mestre em Música e Educação pela UNIRIO, graduada em Musicoterapia e licenciada em Música pelo CBM CEU. Professora do Centro Universitário do CBM. Coordenadora do Centro de Estudos Liddy Mignone do CBM. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Educação Musical do CBM CEU. Co-autora de livros dedicados à Educação Musical, tais como "Música, cultura e educação - Os múltiplos espaços de educação musical" (2011) e "Sons & Expressões" (Editora Rovelle, 2013 – no prelo). Articuladora de Música da equipe que desenvolve o Currículo Mínimo (CM–Arte) obrigatório para a Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Integra a equipe do Curso Livros e Leituras desde o berço parceria da SME do RJ e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Professora e autora das apostilas de contextualização da Orquestra de Vozes Meninos do Rio dirigido pelo maestro Julio Moretzsohn (SME RJ). Currículo Lattes

Certificação:
receberão certificados os participantes que obtiverem 100% de presença no programa. Os certificados serão reconhecidos pelas seguintes instituições: Fundação OSB, Secretaria Municipal de Educação e Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário.

dúvidas e contato
Anahi Ravagnani | educacional@osb.com.br | 21 2142-5817


agenda de turmas do Programa Orquestra em Sala 2016

Turma

Concerto da Juventude

Período de Inscrição

Turma 1
5 e 7 de abril
18h às 21h

  1 de maio, 11h30
  Cidade das Artes
 
Roberto Minczuk, regência

  F. M. da Silva: Hino Nacional Brasileiro (3´)
  A. Newman: Fanfarra 20th Century Fox (20')
  J. Goldsmith: Jornada nas Estrelas | arr.: Harry Simeone (2')
  A. Silvestri: De Volta para o Futuro (4')
  Howard S.: O Senhor dos Anéis A Sociedade do Anel | Suíte Sinfônica (7')
  L. Schifrin: Tema de Missão Impossível (3')
  K. Badelt: Piratas do Caribe | arr. Ted Ricketts (6')
  J. Williams: Aventuras na terra | Tema do vôo (3´)
  J. Williams: Star Wars Suíte | I - Main Title / III - Imperial March 
(13´)



21 a 28 de março

Turma 2
12 e 14 de abril
18h às 21h

  15 de maio, 11h30
  Theatro Municipal
 
Lavard Skou Larsen, regência

  In Mo Yang, violino

  Coro de Crianças da OSB
  Júlio Moretzsohn
, regência

  F. M. da Silva: Hino Nacional Brasileiro (3')
  W. A. Mozart: O Empresário | Abertura (5')
  N. Paganani: Concerto n° 1 para violino e orquestra em ré maior, op.6 I. Allegro maestoso - tempo giusto (20')
  L. v. Beethoven: Sinfonia nº 7 em lá maior, Op. 92 | I. Poco sostenuto -Vivace (12´)


21 a 28 de março
Observação importante: as inscrições para as Turmas 1 e 2 acontecerão no mesmo período. No
momento da inscrição, você terá a opção de escolher sua preferência de data e local para assistir
ao concerto, diretamente no formulário eletrônico.
Turma 3
30 de agosto e 1 de setembro
18h às 21h
  25 de setembro, 11h30
  Cidade das Artes
  Lee Mills
, regência
19 a 27 de agosto