Regente
LEANDRO CARVALHO

Leandro Carvalho foi considerado um dos dez artistas de maior importância para música sinfônica brasileira na última década pelo Anuário Viva Música. Aos 34 anos, Leandro foi o mais jovem músico a aparecer na lista, publicada em 2008.

Leandro Carvalho é um dos fundadores da Orquestra do Estado de Mato Grosso e seu atual diretor artístico e regente principal. Sob seu comando, foram apresentados nos últimos cinco anos mais de quatrocentos e cinquenta concertos com destaque para a participação no VI Festival Internacional ‘Misiones de Chiquitos', na Bolívia, considerado o maior festival de música barroca do mundo; para a gravação do segundo DVD da Orquestra no Instituto Itaú Cultural em São Paulo, em 2007; e para as duas grandes turnês realizadas em 2008 quando a OEMT apresentou 162 concertos em 92 cidades de 22 estados brasileiros. Ainda em 2008, a Orquestra gravou seu quarto DVD dedicado à música sinfônica de Heitor Villa-Lobos, em homenagem aos 50 anos de morte do compositor.

Leandro Carvalho graduou-se em Música Erudita pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e fez pós-graduação em Regência Orquestral no Conservatório de Utrecht, Holanda, sob orientação do Maestro Jurgen Hempel. Na Inglaterra, estudou com os maestros George Hurst, Denise Ham e Rodolfo Saglimbeni. Participou dos 37º e 38º Festivais de Inverno de Campos do Jordão, na classe do Maestro Roberto Minczuk, e de master classes com Valery Gergiev e Kurt Masur. Como instrumentista, gravou 9 CDs, lançados no Brasil e exterior, com destaque para os duos com Turíbio Santos e Baden Powell. Realizou concertos no Brasil e exterior em salas de grande prestigio, como o Royal Festival Hall, em Londres.

Seu trabalho como pesquisador apresenta uma visão singular da cultura brasileira, sintetizada na dissertação de mestrado “... e o estrepitoso zabumba põe tudo em alvoroço”, elaborada sob orientação do escritor Ariano Suassuna e apresentada ao Departamento de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal de Pernambuco.