Como concertino teve a honra de compartilhar sua estante com os renomados violistas Frederick Stephany, e seu próprio tio Henrique Nirenberg, ambos solistas chefes de naipe. Foi também spalla do naipe de violas da Orquestra Petrobrás Pró-Música.
Obteve inúmeros prêmios, atuando tanto como camerista, como solista à frente de diversas orquestras como Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra de Câmara do Brasil (criada e dirigida por José Siqueira), Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ (ORSEM), Academia Antiqua Pro-Arte, entre outras. Participou de Festivais Internacionais no Brasil e no exterior, incluindo o Festival de Israel representando o Brasil na World Symphony Orchestra sob a regência do Maestro Zubin Mehta, e no Festival da Camerata Bariloche, Argentina, dirigido por Alberto Lysy, assistente de Yehudi Menuhin.
Membro Titular da Academia Nacional de Música, pertence a uma família de músicos conceituados. Nascido no Rio de Janeiro, realizou seus estudos musicais com seu pai, Professor Jaques Nirenberg. Aos 13 anos de idade fundou o Quarteto Vivaldi com seu irmão Nelson Nirenberg, o violiinista Luzer David Machtyngier e o violoncelista Ângelo D`Araujo Silva que integraram a OSB. Formou ainda nessa ocasião, também com seu irmão, o Duo Nirenberg (violino e viola), excursionando por diversas cidades brasileiras em projeto cultural de divulgação da música de câmara.
Formado em Violino e Viola pela UFRJ, e Mestre em Musicologia, dedicou-se intensamente à atividade camerística, participando como instrumentista convidado de diversos conjuntos de câmara.
Como compositor escreveu algumas obras, destacando-se dois quartetos de cordas, entre outras. Lançou o Cd intitulado Música de Câmara Brasileira: Ivan Nirenberg e alunos, gravado por alunos de sua classe da UFRJ.
É também médico, tendo sido professor no curso de formação em Musicoterapia do CBM e ministrado a disciplina Psicologia Médica na Faculdade de Medicina Souza Marques. Foi Chefe de Clínica do Serviço de Psiquiatria do Hospital Federal Servidores do Estado (HFSE).