Ivan Niremberg

VIOLA

Professor da Disciplina Música de Câmara da Escola de Música da UFRJ por concurso público, integrou o renomado Quarteto Brasileiro da UFRJ. Dedicou-se também ao ensino e pesquisa sendo autor do trabalho “Música de Câmara: música de conjunto ou música em conjunto?”. Exercendo intensa atividade artística em nosso cenário musical, desempenhou as funções de primeiro viola (spalla) da Orquestra Filarmônica do RJ, e concertino do naipe de violas da Orquestra Sinfônica Brasileira por mais de duas décadas, com a qual também excursionou em concertos pelo exterior, atuando regularmente em todas as suas temporadas desde 1977 e sendo um dos músicos mais antigos em atividade na OSB.

Como concertino teve a honra de compartilhar sua estante com os renomados violistas Frederick Stephany, e seu próprio tio Henrique Nirenberg, ambos solistas chefes de naipe. Foi também spalla do naipe de violas da Orquestra Petrobrás Pró-Música.

Obteve inúmeros prêmios, atuando tanto como camerista, como solista à frente de diversas orquestras como Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra de Câmara do Brasil (criada e dirigida por José Siqueira), Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ (ORSEM), Academia Antiqua Pro-Arte, entre outras. Participou de Festivais Internacionais no Brasil e no exterior, incluindo o Festival de Israel representando o Brasil na World Symphony Orchestra sob a regência do Maestro Zubin Mehta, e no Festival da Camerata Bariloche, Argentina, dirigido por Alberto Lysy, assistente de Yehudi Menuhin.

Membro Titular da Academia Nacional de Música, pertence a uma família de músicos conceituados. Nascido no Rio de Janeiro, realizou seus estudos musicais com seu pai, Professor Jaques Nirenberg. Aos 13 anos de idade fundou o Quarteto Vivaldi com seu irmão Nelson Nirenberg, o violiinista Luzer David Machtyngier e o violoncelista Ângelo D`Araujo Silva que integraram a OSB. Formou ainda nessa ocasião, também com seu irmão, o Duo Nirenberg (violino e viola), excursionando por diversas cidades brasileiras em projeto cultural de divulgação da música de câmara.

Formado em Violino e Viola pela UFRJ, e Mestre em Musicologia, dedicou-se intensamente à atividade camerística, participando como instrumentista convidado de diversos conjuntos de câmara.

Como compositor escreveu algumas obras, destacando-se dois quartetos de cordas, entre outras. Lançou o Cd intitulado Música de Câmara Brasileira: Ivan Nirenberg e alunos, gravado por alunos de sua classe da UFRJ.

É também médico, tendo sido professor no curso de formação em Musicoterapia do CBM e ministrado a disciplina Psicologia Médica na Faculdade de Medicina Souza Marques. Foi Chefe de Clínica do Serviço de Psiquiatria do Hospital Federal Servidores do Estado (HFSE).

Conheça outros músicos da OSB

Gabriela Queiroz

Primeiro VIOLINO
spalla

Priscila Rato

Primeiro VIOLINO
spalla

Mauro Rufino

Primeiro VIOLINO
concertino

Anton Carballo

Primeiro VIOLINO

Nossos parceiros

lei roaunet logo
vale + cultura
PATROCÍNIO CERRADO
PATROCÍNIO CAATINGA
PATROCÍNIO PAMPA
PATROCÍNIO PANTANAL
MANTENEDOR DE SÉRIE
PATROCÍNIO DE SÉRIE
PATROCÍNIO PANTANAL ISS
PARCERIA CULTURAL
APOIO CULTURAL
REALIZAÇÃO