© Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Todos os direitos reservados.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Site desenvolvido por

|  músicos   |

ELBER RAMOS

TROMBONES

Bacharel em Trombone pelo Conservatório Brasileiro de Música na classe de Sérgio de Jesus, tem se apresentado com os principais conjuntos sinfônicos do Brasil, dentre eles: Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

Natural de São Caetano do Sul, concluiu em 1998 o curso de Trombone pela Fundação das Artes de São Caetano, na classe de Valdir Ferreira, sendo convidado a integrar a Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul. Posteriormente, transferiu seus estudos para a Universidade Livre de Música e, sob orientação de Marcos Sadao Shirakawa, foi aprovado nos concursos para a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André.


Participou de cursos e festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (1998, 1999, 2000 e 2003) e Oficina de Música de Curitiba (1998, 2000 e 2001) - tendo aulas com os professores Alex Tartaglia, Darcio Gianelli, Gilberto Gagliardi, Marcelo de Jesus da Silva, Radegundis Feitosa e Wagner Polistchuk - e em 2001 foi selecionado para a Master Class do professor Joseph Alessi (New York Philharmonic).


Em 2003 mudou-se para o Rio de Janeiro, assumindo o cargo que ocupa atualmente de segundo trombone na Orquestra Sinfônica Brasileira - OSB.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone