clovisp.jpg
clovisp.jpg

Natural de São Paulo, no Brasil, Ricardo Santos estudou com os grandes nomes no âmbito nacional e internacional, licenciado em musica pela UNIMES. Durante os anos de 2007 a 2009 teve a oportunidade excursionar à Europa e aos Estados Unidos, onde teve aulas com os principais professores dos mais importantes grupos sinfônicos da cada região, Alemanha em cidades como Berlim, Colônia e Hamburgo, na Espanha em Madrid e no Texas USA na University of Texas at Arlington.


Participou de diversos festivais de musica, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Música de Curitiba 1999, 2000 e 2001 e o Goethe Institut Madrid- Berlin com o Prof. Stefan Schulz em Madrid, Espanha, em 2007.


Durante os anos de 2009 a 2011 Ricardo integrou grupos importantes como a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Bachiana SESI de São Paulo. Participa como músico convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) dentre outras.Como solista tem se apresentado com diversos grupos, dentre eles; Orquestra Sinfônica Brasília, Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Limeira, Banda Sinfônica de Goiás, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Sinfônica da UFPB, Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra de Câmara de Santa Fé Argentina entre muitos outros ensambles por onde tem passado.


Atualmente integra a Orquestra Sinfônica Brasileira, além de lecionar aulas e master classes em todo Brasil e América Latina. Em 2020 participou como professor em um dos principais festivais de trombones do mundo, IPV Trombone Festival, realizado em Saarbrucken na Alemanha. Ricardo Santos é Artista Thein Brass Instrument e membro Fundador do Projeto Bone Brasil.

músicos