top of page
Clóvis Pereira Filho
Clovis

Doutorando em Memória Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atuou como Professor de Trombone e Tuba nos períodos de 2001 a 2004, e 2006-2007, é trombonista da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 1997.


Estudou trombone com Sérgio de Jesus e Gilberto Gagliardi, no Brasil, e Per Brevig, nos Estados Unidos. Em 1997 foi vencedor do III Prêmio Weril para Jovens Solistas de Instrumentos de Sopro.  Foi vencedor, por duas vezes, do Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. Apresentou-se ainda, como solista, com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, Banda Sinfônica da CSN, Banda Sinfônica do Colégio Salesiano, Grupo de Metais e Percussão da UFRJ e UFRJazz Ensemble. Mantém intensa atividade didática ministrando cursos e master classes por todo o Brasil.

Dedica-se também desde 2001, paralelamente às atividades como instrumentista, à regência tendo participado de aulas e cursos com os maestros Isaac Karabtchevsky, no Brasil,  Douglas Bostock e David Effron, em Portugal e nos Estados Unidos respectivamente. Desde 1998 dirige a “Orquestra Barrados no Baile”, apresentando-se no Brasil e no exterior onde atuou, em julho de 2009 e 2011, no encerramento da Feira Internacional de Luanda, em Angola. Participou, como convidado, na preparação dos naipes de metais da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Dirigiu o Grupo de Metais e Percussão da Escola de Música da UFRJ nos períodos em que lecionou nesta instituição. Ministrou em julho de 2008 e 2009 a Oficina de Prática de Banda Sinfônica do XV e XVI Festivais Internacionais de Inverno de Domingos Martins (ES). Foi o Diretor Artístico do I e II Encontro de Metais do Sul Fluminense, realizados em janeiro de 2010 e julho de 2012 na cidade de Barra Mansa. Ministra o curso de Regência de Banda no Projeto Banda Larga desde 2011. Participou, em 2012, da XXX Oficina de Música de Curitiba ministrando os cursos de Prática de Banda Sinfônica e Prática de Brass Ensemble.

Entre os grupos que já dirigiu destacam-se: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Recife, Banda de Música de Pontevedra (Espanha), Banda Militar do Porto e Banda Filarmônica Progresso Matos de Galamba (Portugal), Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Banda Sinfônica de Barra Mansa e Conjunto de Metais da Orquestra Petrobrás Sinfônica.

Atualmente é Diretor Artístico e Regente Titular da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro.

músicos 

bottom of page