top of page
  • Orquestra Sinfônica Brasileira

Galerias de fotos: confira registros dos eventos do I Fórum da Música Brasileira, da OSB

Realizado de 1 a 4 de dezembro, no Rio de Janeiro, série de atividades teve debates no Centro Cultural da Justiça Federal e Concertos Comentados na Cidade das Artes


Fotografia: Marina Andrade


A abertura do evento, no dia 1 de dezembro, no Centro Cultural Justiça Federal, contou com falas de Ana Flávia Cabral Souza Leite, Vice-Presidente Executiva da Orquestra Sinfônica Brasileira, e da Presidente do Fórum, Jocy de Oliveira, além de uma apresentação musical com obras da própria Jocy e dos compositores Antônio Ribeiro, Rodrigo Cicchelli, Liduino Pitombeira e Daniel Quaranta.


Confira alguns registros do dia 01/12:

Registros: Vitor Souza Lima e Marina Andrade


No dia seguinte, o Centro Cultural Justiça Federal sediou a primeira mesa de debate do dia: Tradição e Desenvolvimento da Música de Concerto (Homenagem a Edino Krieger), que reuniu os compositores Dimitri Cervo, João Guilherme Ripper e Ricardo Tacuchian, com mediação do coordenador artístico da OSB, Nikolay Sapoundjiev.


Fotografias: Marina Andrade


Horas depois, a maestra Priscila Bomfim, a compositora Marisa Rezende e as musicistas Linda Bustani e Ana de Azevedo compuseram a segunda mesa de debate do dia: Mulheres na Música Brasileira, com mediação de Ana Flávia Cabral Souza Leite, Vice-Presidente Executiva da Orquestra Sinfônica Brasileira.


Fotografias: Marina Andrade


No terceiro dia do Fórum, o CCJF recebeu a terceira mesa de debate: Influência do Folclore na Música Brasileira (Homenagem a Clóvis Pereira), com a participação dos compositores Carlos dos Santos, Antônio Ribeiro e Lipe Portinho, o maestro Roberto Tibiriçá e a musicóloga Maria Alice Volpe, que falaram sobre o tema sob a mediação de Nikolay Sapoundjiev.

Fotografias: Marina Andrade


A segunda discussão do terceiro dia do Fórum foi sobre o tema “Música na Educação e sua Função Social”, com os participantes André Cardoso, Claudia Ernest Dias, Daniel Quaranta, Rodrigo Lima e Leonardo Martinelli. A mediação ficou a cargo de Élber Ramos, músico da OSB.


Fotografias: Marina Andrade


Ainda no sábado, dia 3/11, o evento teve duas apresentações. No primeiro Concerto Comentado, o claronista da OSB Thiago Tavares subiu ao palco para interpretar as obras da Série Zodíacos, assinadas pelo coletivo Circuito Novo. As doze peças são inspiradas nos signos do zodíaco e foram compostas por Marco Lima (Áries), que se apresentou em dueto ao violão, Elodie Bouny (Touro), Vinícius Jaloto (Gêmeos), Yuri Behr (Câncer), Luciano Correa (Leão), Claudia Caldeira (Virgem), Danilo Rossetti (Libra), Liduino Pitombeira (Escorpião), Gilson Santos (Sagitário), Daniel Moreira (Capricórnio), Edson Zampronha (Aquário) e Paulo C. Chagas (Peixes). Os comentários dos compositores sobre as obras foram exibidos no telão.


Fotografias: Marina Andrade

A segunda récita do dia apresentou, sob regência de Ricardo Bologna, um programa que explorou diversos naipes da orquestra. “Frevando com Trio Brasileiro de Trombones na Quarentena”, de Nilson Amarante; “Danças Mistas”, de Carlos dos Santos; “Pequena Suite Brasileira”, de Carlos Almada; “Passo Torto”, de Armando Lôbo; e “Elegia”, de Ângelo Martins, compuseram o repertório.


Fotografias: Marina Andrade


No dia 4/12, os compositores Rodrigo Cicchelli, Armando Lôbo, Liduino Pitombeira e Carlos Almada encerraram a série de diálogos com uma conversa sobre os “Rumos da Música Brasileira nos Próximos 100 Anos”, com mediação de Nikolay Sapoundjiev.


Fotografias: Andrea Nestrea


Ainda no domingo, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, as cordas dominaram o palco. “Andante para Cordas”, de Edino Krieger, “Sinfonieta para Fátima”, de Ricardo Tacuchian, “Suite para Cordas”, de João Guilherme Ripper, e “Concerto para Oboé e Cordas”, de Dimitri Cervo, compuseram o programa, regido por Ubiratã Rodrigues.


Fotografias: Andrea Nestrea




MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Érica Avelar - (21) 98119-4559 | erica.avelar@osb.com.br

Mario Camelo – (21) 99992-3644 | mariocamelo@gmail.com

Comments


Acompanhe tudo sobre a orquestra que toca o Brasil