- Orquestra Sinfônica Brasileira
Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta concerto da Série Músicos da OSB, dia 31 de agosto
Ciclo dá destaque aos músicos da orquestra, que atuarão na posição de solistas em grupos de câmara.

No próximo dia 31 de agosto, às 20h, a Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta mais um concerto da Série Músicos da OSB, que tem como objetivo jogar luz sobre as individualidades artísticas dos instrumentistas da orquestra, colocando-os na posição de solistas em grupos de câmara. Na ocasião, os trombonistas Raphael Paixão, Ricardo Santos e Eduardo Machado e o tubista Eliézer Rodrigues interpretarão as obras do programa. Ainda sem a presença do público, a apresentação foi pré-gravada na Sala Cecília Meireles e será veiculado nas páginas da OSB no Facebook e no Youtube. A Série Músicos da OSB é dedicada à memória de Antônio Seixas, trombonista da OSB, falecido em dezembro do ano passado.

Abrindo a apresentação, o público ouvirá “Eaglehawk”, do americano Eric Ewazen. O compositor, que também é professor e conferencista, compôs a peça (cujo título significa águia falcão) enquanto ouvia três amigos trombonistas, durante uma nevasca de inverno em Québec, no Canadá. É um trabalho ardente e sincopado, semelhante ao vôo de aves de rapina.
“Trombone Opera”, de David Fetter, é a segunda obra do repertório escolhido para a noite. O compositor, arranjador, trombonista, editor e professor americano, apresentou a peça pela primeira vez em 2006. Este trabalho permite que os trombones assumam o centro do palco e executem música de ópera durante a apresentação. Uma obra original, humorística, com muitas referências a temas de óperas populares.

A “Sonata nº 4 para Trombones”, do compositor, organista e violinista italiano do período barroco Giovanni Battista Pergolesi, antecede a execução de “Song for Japan”, do jovem compositor belga Steven Verhels. A peça estreou em 2011 e é dedicada às vítimas do tsunami que ocorreu no Japão naquele ano.
Na sequência, o grupo interpreta “Two Sonatas”, do compositor alemão Daniel Speer, um dos grandes responsáveis pela popularidade dos trombones durante o período barroco. “Trois Dances Canaries”, do francês Louis de Couperin, aparece a seguir. A peça foi inspirada em danças originárias das Ilhas Canárias e tinham um ritmo rápido, mas se tornaram mais elegantes quando chegaram às cortes da França e da Inglaterra. Essas e outras danças tradicionais foram compostas originariamente para cravo.

A penúltima obra do programa conta com um belíssimo solo de tuba. “Melodia Sentimental”, de Heitor Villa-Lobos, foi composta em 1950, como parte da obra “A Floresta do Amazonas”, para o filme “Green Mansions”, de Mel Ferrer. Também foi trilha de “Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues”. Fechando a apresentação, “Habanera to the pOpera”, de Georges Bizet, Willeke Alberti e Edith Piaf.

PROGRAMA
Eric Ewazen – Eaglehawk
David Fetter – Trombone Opera
Giovanni Battista Pergolesi – Sonata no. 4
I. Allegro | II. Adagio | III. Presto e stacato
Steven Verhelst – Song for Japan
Daniel Speer – Two Sonatas
Louis de Couperin – Trois Dances Canaries
Heitor Villa-Lobos – Melodia Sentimental (Eliézer Rodrigues, Tuba)
Georges Bizet, Willeke Alberti e Edith Piaf – Habanera to the pOpera
SERVIÇO
OSB – Série Músicos da OSB II
Trio e Low Brass
Dia 31 de agosto de 2021 (terça-feira), às 20h
Concerto pré-gravado, veiculado no Facebook e Youtube
facebook.com/orquestrasinfonicabrasileira
youtube.com/sinfonicabrasileira
Acesso gratuito
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Érica Avelar
(21) 98119-4559 / 3596-7941
erica.avelar@gmail.com