|  músicos   |

CLÓVIS PEREIRA FILHO

VIOLINOS

Clóvis Pereira Filho nasceu em 1966 na cidade do Recife. Filho do compositor Clóvis Pereira, iniciou seus estudos aos oito anos no Conservatório do Recife com o professor Emílio Sobel. Em 1983, após vencer o concurso de Piracicaba, transferiu-se para o Rio de Janeiro para a classe de violino do professor Paulo Bosísio.

Em 1984, venceu em 1º lugar um concurso público para ingressar como membro efetivo da OSTMRJ, tornando-se o mais jovem violinista a integrar o corpo artístico da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1986, foi estudar na Alemanha com o Prof. Helfried Pfister, assistente do Prof. Igor Ozim, em Colônia. Em 1988, ingressou por concurso na classe da Prof. Edith Peinemann e, logo em seguida, na classe da Prof. Ida Bieler (integrante do quarteto Melos, hoje quarteto Heine) na Escola Superior de Música de Frankfurt/Main e Düsseldorf.

Participou de vários Mesterklass, entre eles com Prof. Max Rostal, Yair Klass, Íon Voicu, Ayla Erduran e o Festival de Schleswig Holstein. Foi fundador do “Villa-LobosKvartet” que atuou em diversos países, como Alemanha, Dinamarca, Israel, Itália, e Portugal. Em 1995, terminou seus estudos e obteve seu diploma com louvor na Escola Superior de Música Robert Schumann, em Düsseldorf, e em seguida venceu o concurso para solista da Orquestra da Radio da Dinamarca sob a regência do Maestro Adam Fischer.


Desde então, teve a possibilidade de trabalhar com os mais renomados maestros do mundo como Maazel, Bernstein, Blomstedt, Pandula, Okku Kamo, Segestram, J. Tate e Kurt Masur, entre outros. Em 2002, retornando ao Brasil, foi mais uma vez aprovado por concurso para a OSTMRJ onde trabalhou até 2003, e logo em seguida assumiu o cargo de solista na Orquestra Sinfônica Brasileira.

© Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Todos os direitos reservados.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Site desenvolvido por

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone