© Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Todos os direitos reservados.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Site desenvolvido por

|  educação  |

 

O Centro de Educação Musical Brasileiro da Fundação OSB foi criado em 2011 com o intuito de contribuir com as demandas do ensino da Música no país, e vem implementando diferentes ações em parceria com instituições dezenas de instituições. Com o incentivo da NTS e da Vale e o aporte de parceiros como Brookfield, Eneva e Itaú, esse esforço caminha em paralelo ao cumprimento da Lei n° 11.769, que torna o ensino da Música um conteúdo obrigatório dos currículos da Educação Básica (ensinos infantil, fundamental e médio) em todo o Brasil.


O Centro de Educação Musical Brasileiro realiza o Programa Orquestra em Sala, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. O Programa é formado por duas etapas: primeiramente, grupos de professores participam de encontros presenciais, nos quais recebem materiais didáticos e debatem temas relacionados à música de concerto. A ideia é que o conteúdo dos encontros seja compartilhado em sala de aula com seus alunos, os protagonistas da segunda etapa do Programa: a presença em um Concerto da Juventude, em cujo repertório já foram introduzidos pelos professores.

A Fundação OSB orgulhosamente também dá início, em 2016, a uma parceria com o Carnegie Hall na realização do Link Up A Orquestra em Movimento. Desenvolvida pela primeira vez na América Latina, a iniciativa promove formação musical continuada em escolas do Ensino Fundamental ao longo do ano, sendo coroada com um concerto interativo no qual os alunos tocam flauta junto à OSB.

Em 2017, a FOSB inaugurou o Conexões Musicais, um projeto de responsabilidade social e de democratização cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira para promover uma rede de interação pelos municípios por onde passa. A OSB já passou por diversos municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão.

Transformar a expressão cultural de diferentes povos e o complexo funcionamento da orquestra em temas instigantes e divertidos: essa é a maneira encontrada pela Fundação OSB para incentivar a sempre surpreendente experiência da música. Conheça, divulgue e contribua para que essas ações alcancem cada vez mais pessoas!

|  orquestra em sala  |

 

O Programa Orquestra em Sala é uma parceria da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira com a Secretaria Municipal de Educação e o Conservatório Brasileiro de Música que se alia ao trabalho de sensibilização à música desenvolvido no ciclo escolar básico. Com o programa, a Fundação OSB pretende possibilitar oportunidades para que a música de concerto alcance novos públicos e contribua para o processo de formação dos ouvintes e cidadãos do futuro. Participe!

 

Objetivos

• Aproximar crianças e adolescentes em idade escolar ao universo da música sinfônica, apresentando o repertório tradicional ocidental e demais repertórios

• Incentivar a formação do gosto pela música de concerto e a percepção musical em cada aluno, por meio de um trabalho que estimule sua criatividade e aprimore sua capacidade crítica.

• Compartilhar diversas práticas de ensino musical presentes nas escolas 

• Fomentar a postura crítico-reflexiva dos educadores perante a importância da Educação Musical no âmbito escolar, suas particularidades e o papel de cada um neste contexto.

• Apresentar às crianças os instrumentos da orquestra e incentivar a prática musical dentro e fora das escolas


Etapas

O programa se estrutura em duas etapas complementares, que são pré-requisitos para participação plena da escola na iniciativa.


1. Encontro presencial pré-concerto: o encontro visa a oferecer conteúdos relativos ao repertório a serem trabalhados previamente com as crianças em sala de aula. Serão distribuídos gratuitamente materiais didáticos de apoio. Para estes encontros, a escola deve indicar, no mínimo, um profissional participante e, no máximo, três.


2. Concerto da Juventude. Neste concerto, serão contempladas todas as escolas participantes com um ônibus de 45 lugares para o trajeto escola – Theatro Municipal – escola, no domingo pela manhã, e um lanche simples para as crianças. Os professores receberão o roteiro completo no primeiro encontro pré-concerto. Sugerimos que cada grupo de 10 crianças seja acompanhado por um responsável.

|  conexões musicais |

 

O Conexões Musicais é um projeto de responsabilidade social e de democratização cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira para promover uma rede de interação pelos municípios por onde passa. A ação proporciona um estudo das atividades musicais dos municípios e promove o acesso à cultura por meio de um trabalho de sensibilização musical desenvolvido no ciclo escolar básico, através do programa Orquestra em Sala, voltado às escolas públicas, e também de educação musical através de masterclasses e workshops a alunos de instituições musicais de cada município. 

 

Tudo isso ligado a um circuito de apresentações de câmara ou sinfônicas da Orquestra Sinfônica Brasileira - quando apoiado pelas Prefeituras locais -, com a ocupação de espaços públicos e centros culturais locais, com oportunidade de participação de grupos musicais regionais, destacando elementos da cultura musical de cada região.

O Conexões Musicais já foi realizado em dezenas de municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão. Confira mais detalhes, informações e datas no site www.conexoesmusicais.com.br.

|  link up a orquestra em movimento  |

 

LINK UP A ORQUESTRA EM MOVIMENTO: CONECTE SUA SALA DE AULA À SALA DE CONCERTO!
 

O Link Up é um programa de formação musical desenvolvido pelo Weill Music Institute do Carnegie Hall. A iniciativa convida alunos e professores do Ensino Fundamental a explorarem o repertório orquestral ao longo de todo o ano: os alunos cantam e tocam flauta doce, aprendendo conceitos musicais básicos e compondo as suas próprias músicas. O Link Up A Orquestra em Movimento oferece materiais completos para alunos e professores, e culmina em um concerto interativo com a Orquestra Sinfônica Brasileira, no qual os alunos tocam flauta no repertório trabalhado durante o ano, de seus lugares na plateia. 
 

Objetivos

A música se move sob todos os pontos de vista. A melodia, o ritmo e a harmonia mudam, transformam-se e desenvolvem-se. Através do repertório do Link Up A Orquestra em Movimento, das atividades práticas e da performance interativa final com a Orquestra Sinfônica Brasileira, os alunos descobrirão como a orquestra se movimenta e como a música nos move.
 

Os alunos vão:

- interpretar, cantando e tocando flauta doce;

- analisar e interpretar como a música se move através de motivos, direção melódica, graus conjuntos e saltos, dinâmicas e orquestração;

- conectar-se com a orquestra e explorar os instrumentos, naipes e orquestrações;

- compor e escrever músicas novas;

- desenvolver a criatividade e criar uma relação pessoal com a música.
 

Etapas

Para o desenvolvimento do programa, a Fundação OSB oferece dois workshops para os professores participantes, com o objetivo de compartilhar a metodologia necessária para a realização do programa. Cada professor desenvolverá o programa em sua sala de aula de acordo com o seu planejamento pessoal.


Sua escola receberá gratuitamente:

- Manual do Professor (incluindo atividades de ensino de canto, flauta doce, leitura e escrita musical, composição e improvisação). O manual inclui um CD e um DVD de apoio; 

- Manual do Aluno para todos os alunos participantes;

- Flauta doce soprano para todos os participantes (professores e alunos);

- Dois workshops presenciais de treinamento somente com os professores;
- Um ônibus de 45 lugares para as escolas da rede municipal de ensino para o concerto final no Theatro Municipal. Demais instituições são responsáveis pelo transporte de seus alunos.

|  mapa da orquestra  |

 

A característica principal da música sinfônica é que ela é composta para diferentes grupos de instrumentos tocarem juntos, formando um grande mosaico sonoro. Esses grupos podem ser chamados de naipes ou famílias e ficam distribuídos no palco conforme o mapa abaixo:

Você pode conhecer mais sobre a música de orquestra em ocasiões como os Concertos da Juventude. Confira a agenda das próximas apresentações e venha aprender sobre os detalhes que formam uma orquestra com a OSB! Acompanhe as novidades da OSB: durante todo o ano, a orquestra apresenta espetáculos nos quais você pode se divertir, emocionar e aprender! Esperamos você no próximo concerto! 

 

Se você tiver alguma dúvida sobre a música, quiser dar alguma sugestão para OSB ou falar sobre o que sentiu nos concertos da orquestra, escreva para os maestros. Este espaço é só seu! 

 

|  glossário  |

Você encontra, nesta área, um resumo das principais expressões utilizadas no universo da música. Um glossário preparado exclusivamente para você tirar as suas dúvidas. O material está separado por ordem alfabética. Para ter acesso ao nosso glossário e fazer sua consulta, clique na letra de seu interesse.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone